CONECTE-SE:
LOCALIZAÇÃO

ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA UNIVERSITÁRIOS EM DEFESA DA VIDA 

CNPJ: 19.802.100/0001-60

UNIVIDA

© 2019 UNIVIDA - ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA UNIVERSITÁRIOS EM DEFESA DA VIDA 

Rua Catanduva 337, Centro, CEP 15760-000 

Urânia - São Paulo

MENSAGEM DO FUNDADOR

                                                                                     “A alma é divina e a obra é imperfeita. Este padrão sinala ao vento e aos céus 
                                                                                        que, da obra ousada, é minha a parte feita: 
                                                                                                                                      O por fazer é só com Deus”.  Fernando Pessoa

      Neste espaço compartilho de um  ideal,  da  realização  e  do que há  ainda a ser trabalhado e substanciado, a história da ONG UNIVIDA – Associação Humanitária Universitários em Defesa da Vida.

    Desde que fui ordenado padre, venho desenvolvendo uma ação pastoral junto à juventude, especialmente desses universitários, que ao se sentirem valorizados em sua formação profissional, muitos respondem prontamente ao convite para, voluntariamente, prestarem um serviço aos menos favorecidos, aqueles em risco social.

          A proposição  do ato  concreto durante a Campanha da Fraternidade 2012, com o tema “Fraternidade

e Saúde Pública” foi o evento deflagrador para as missões humanitárias. A entusiástica resposta dos vinte alunos de Odontologia participantes foi o incentivo necessário para ação.

          Dentre as inúmeras realidades perturbadoras existentes em nosso país, a degradação social da Reserva Indígena de Dourados/MS, conhecida também como “Favelão Indígena de Dourados” a mais populosa do país, com 12 mil indígenas, foi a escolhida para sediar as missões. Atualmente contabilizamos 1500 famílias impactadas pela atuação da UNIVIDA, nas várias frentes de atuação.

     Daqueles vinte universitários, hoje somam-se mais de seiscentos levados à experiência de humanização, de sensibilização a partir de uma prática do olhar para o homem na sua totalidade - um olhar de particular intensidade para os mais pobres, os mais desfavorecidos e marginalizados. A UNIVIDA proporciona o processo de sair de si mesmos para pôr-se nessa profunda atenção da realidade.

      A UNIVIDA promove o voluntariado, especialmente do estudante universitário, com a intenção de sensibilizá-lo socialmente e de humanizá-lo para sua pratica profissional pelas práticas em prol dos excluídos, as MISSÕES UNIVIDA.

         Para o futuro, proporcionar  a  atenção    da    UNIVIDA  a

outras frentes necessárias, pois mantenho o ideal de estar em todo lugar e em todo tempo – o quanto mais possível fosse. Os horizontes deste movimento de proximidade são sempre geográficos e escatológicos: os confins da terra e o fim do tempo. Crer no evangelho é crer que não existem fronteiras irredutíveis para encontrar as pessoas.

       Deixo o convite para que nos ajude a transformar a sociedade a partir da formação de profissionais conscientes, fraternos e com responsabilidade social.

Pe. Eduardo Lima

Presidente da ONG UNIVIDA

Pároco da paróquia São Benedito – Urânia/SP

Diocese de Jales